Jovem engenheira vira ícone do Hardware Livre

É um sonho de muitos hobistas: transformar sua atividade de lazer em um negócio lucrativo e ainda trabalhar por uma causa nobre. Foi isto o que aconteceu para Limor Fried, aluna de engenharia do MIT, cujo passatempo – mexer com eletrônica – não apenas deu origem a uma empresa rentável, mas também a posicionou como líder de uma revolução tecnológica – a chamada Era da Máquinas Livres.

Desde criança, Fried gostava de construir, melhorar ou simplesmente mexer (ou hackear) aparelhos eletrônicos, algumas vezes criando seus próprios gadgets personalizados e únicos.

Já no MIT, ela começou a vender seus aparelhos e kits para seus colegas, compartilhando livremente seus projetos em um site.

Quando a coisa começou a crescer, ela criou uma empresa que a permitisse vender pela internet – aAdafruit Industries.

Hoje, seguindo exatamente a mesma fórmula, a Adafruit tornou-se uma empresa multimilionária, citada como líder na indústria de hardware livre.

E Fried virou estrela, louvada como pioneira do “movimento criador”, uma cultura que enfatiza a tecnologia do faça-você-mesmo, que está se revelando um nicho rentável.

Em janeiro, Fried – conhecida por seu pseudônimo online “Ladyada”, em homenagem à matemática do século 19 Lady Ada Lovelace – foi condecorada “Empresária do Ano” pela revista Entrepreneur.

No ano passado, ela foi a primeira engenheira mulher na capa da Wired, e foi incluída na lista das “Mulheres Mais Influentes em Tecnologia” da Fast Company.

Em 2009, ela recebeu o Prêmio Pioneer da Electronic Frontier Foundation, um grupo de direitos digitais.

Mas, é claro, não é uma simples questão de vender kits de bugigangas eletrônicas.

É fato que a Adafruit vende principalmente kits desmontados de dispositivos eletrônicos, completos, com licenças de código-fonte aberto, além de incentivar os clientes a modificar os produtos finais.

Mas o foco principal é o ensino mundial da engenharia, afirma Fried – “Uma empresa educacional que só por acaso tem uma loja no final do corredor,” como ela diz.

“Há muitas pessoas muito boas trabalhando duro e inspirando o movimento criador todos os dias,” diz Fried. “Todos nós temos nossos pequenos papéis que desempenhamos para tornar o mundo um lugar melhor através da aprendizagem e do compartilhamento.”

Embora se diga lisonjeada com a fama, Fried espera que a publicidade ajude a promover a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática – e mostrar que há formas de combinar a paixão pela engenharia com o empreendedorismo.

“Eu acho que isso representa uma oportunidade para mais fazedores e hackers verem que é possível estar em uma boa causa e em um bom negócio”, diz ela. “Quem quiser ajudar a ensinar eletrônica para as pessoas e fazer coisas pode transformar isso em um negócio.”

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=jovem-engenheira-vira-icone-hardware-livre&id=020110130603&ebol=sim

Sobre Solcelio

Técnico de eletrônica, especialista em sistemas de segurança eletrônica, e informática. Anos de experiencia no Brasil em todo o estado do Rio de Janeiro, como instalador de parabólicas, interfones, TV a cabo, PABX, sonorização de hotéis e restaurantes, Home Theater sistemas Dolby, DTS e THX. Em 1998 fui trabalhar na Europa como auxiliar em uma empresa de TV a cabo e logo fui promovido a instalador. Depois em outra empresa trabalhei como auxiliar técnico em sistemas de segurança eletrônica, um trabalho mais especializado. Abraçando essa oportunidade aprendi como montar um sistema de segurança e dar manutenção. Ganhei experiência em instalações em comércios, joalherias, bancos e residências de alto nível. Com meus conhecimentos de inglês e informatica não demorou para aprender programação dos sistemas em 2000 quando retornei ao Brasil imediatamente fui empregado devido a falta de profissionais nesse mercado. Hoje procuro me aprimorar cada vez mais fiz faculdade de analise de sistemas e fui supervisor de segurança e monitoramento em duas grandes empresas de segurança. Hoje profissionalmente não tenho medo de nada estou aqui para esse novo projeto, vem comigo!
Esse post foi publicado em Eletrônica, Negócios, software. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário