As impressoras 3D – capazes de fabricar objetos tridimensionais

Impressoras 3D

As impressoras 3D – capazes de fabricar objetos tridimensionais a partir de uma série de materiais – estão no mercado há vários anos.

Projetistas e engenheiros desenham seus projetos no computador e, a seguir, enviam o arquivo para a impressora 3D – também chamada de impressora de prototipagem rápida – e, em poucos minutos, obtêm uma cópia fiel do seu futuro produto ou peça.

O princípio de funcionamento da impressora 3D é muito simples: em vez da tinta, ela usa uma resina, aplicada em camadas muito finas. Uma luz adequada faz a resina se curar e endurecer rapidamente, antes que a cabeça de impressão aplique a próxima camada.

Essa técnica é também conhecida como tecnologia de fabricação aditiva.

“Desta forma, nós podemos fabricar objetos de geometria complicada, com estruturas internas intrincadas, que nunca poderiam ser feitos usando fundição,” diz Klaus Stadlmann, que desenvolveu a mini-impressora com seu colega Markus Hatzenbichler.

Pesando cerca de 1,5 quilograma, os pesquisadores gastaram cerca de €$1.200,00 para construir seu protótipo.

“Nós vamos continuar reduzindo o tamanho da impressora, e o preço vai definitivamente cair também, principalmente se ela for fabricada em larga escala,” disse Stadlmann.

Sobre Solcelio

Técnico de eletrônica, especialista em sistemas de segurança eletrônica, e informática. Anos de experiencia no Brasil em todo o estado do Rio de Janeiro, como instalador de parabólicas, interfones, TV a cabo, PABX, sonorização de hotéis e restaurantes, Home Theater sistemas Dolby, DTS e THX. Em 1998 fui trabalhar na Europa como auxiliar em uma empresa de TV a cabo e logo fui promovido a instalador. Depois em outra empresa trabalhei como auxiliar técnico em sistemas de segurança eletrônica, um trabalho mais especializado. Abraçando essa oportunidade aprendi como montar um sistema de segurança e dar manutenção. Ganhei experiência em instalações em comércios, joalherias, bancos e residências de alto nível. Com meus conhecimentos de inglês e informatica não demorou para aprender programação dos sistemas em 2000 quando retornei ao Brasil imediatamente fui empregado devido a falta de profissionais nesse mercado. Hoje procuro me aprimorar cada vez mais fiz faculdade de analise de sistemas e fui supervisor de segurança e monitoramento em duas grandes empresas de segurança. Hoje profissionalmente não tenho medo de nada estou aqui para esse novo projeto, vem comigo!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário